* O Mundo Olhado *

24 novembro 2006

Que Rio é esse? (Versão Recital Carioca)

Que Rio é esse?
por Marcelo Cosentino





Em 1º de Janeiro de 1502 a expedição de Américo Vespúcio e Gaspar de Lemos avistou o que eles pensaram ser um enorme rio. Inicia-se aí a história de um lugar, de uma cidade, de um paraíso chamado: RIO DE JANEIRO.No dia 1° de Março de 1565, após dominar franceses e indígenas, Estácio de Sá funda a então São Sebastião do Rio de Janeiro, cidade que viria a ter uma grandeza cultural, histórica e comercial única.

A "Cidade Maravilhosa", é a mais visitada do Brasil turisticamente, tem a praia e o carnaval mais famosos do mundo, o maior estádio já construído e a maior floresta urbana do planeta. Uma cidade grandiosa em escala mundial e que atéinspirou o papa João Paulo II em sua visita à cidade, no ano de 1997: “Se Deus fosse brasileiro, então o papa seria carioca”.

Mas que "Cidade Maravilhosa" é essa?
Apresentando sinais de decadência industrial e comercial desde a transferência da capital para Brasília, em 1960, e a extinção do Estado da Guanabara, em 1975, e que vão se agravando em cada administração política sem compromisso; como o carioca avalia o Rio de Janeiro de hoje em dia? Será que ainda podemos considerar nossa cidade tão maravilhosa assim?

A beleza natural é um atrativo único deste lugar e sua história é fascinante. Mas o presente do Rio vai mal, muito mal. Desde 1975 o PIB do Estado não é tão baixo. O desemprego atinge uma parcela recorde da população e, como ponto mais agravante, a cidade do Rio de Janeiro passa por uma crise na área da saúde pública que é absolutamente inaceitável em vista do dinheiro repassado à prefeitura e mal investido nesta área. O resultado é uma grande parcela da população sem atendimento (s) básico(s) ou emergêncial(i)s.

A crise carioca é resultado de anos de má administração do dinheiro público, governos corruptos e de uma falta de representação do Estado no Governo Federal. Quantos ministros cariocas têm no atual governo? Nenhum. E os deputados e senadores que representam o Estado? A sua maioria está envolvida em esquemas de corrupção, CPI, sanguessuga, mensalão, etc. O Rio de Janeiro é o segundo Estado que mais concede tributos ao governo federal e apenas o 18° que mais recebe.

Para não virar uma grande cidade cinzenta falida, o Rio precisa de um upgrade total! É imprescindível para a cidade buscar investimentos certeiros, pessoas dedicadas e experientes e, principalmente, uma população mais consciente de seu papel na sociedade, de como gestos, atitudes e cobranças podem mudar uma cidade inteira. Criminalidade, violência, população de rua, população carente, má sinalização, depredação do patrimônio histórico e cultural da cidade, poluição visual, desemprego, balas perdidas, poluição de forma geral, debandada de indústrias,
trânsito em nó, polícia corrupta, tráfico etc.

BASTA!
Que Rio é esse?

Eu quero morar no bom, belo e velho Rio que cantavam os músicos e poetas há poucas décadas atrás, morar no Rio de Chico Buarque, Cartola, Tom Jobim e cantar:

Samba do Avião (Tom Jobim)

“Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade
Rio, seu marPraia sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você ...”

________________-_______________

Versão do texto "Que Rio é esse?" que foi publicada na primeira edição do Recital Carioca.

(*)foto: Pedra da Gávea.

3 Comments:

  • Apesar dos Prós e Contras o RJ é ótimo! Tive a oportunidade de morar nessa verdadeira "cidade maravilhosa".

    Beijoo Maaah

    By Blogger Natália, at 11:33  

  • que otimo texto!!!adorei!

    finalmente descobri por que se chama rio de janeiro =) eheheh

    By Blogger Azrael, at 10:38  

  • O Rio está passando por um momento horrível de insegurança pública, sim. Mas o Rio não é SÓ isso. Temos muitas coisas boas por aqui(ainda).

    By Blogger Marcelo Cosentino, at 13:14  

Postar um comentário

<< Home