* O Mundo Olhado *

17 outubro 2006

Capital X Interior

Capital e interior travam um “duelo” sem vencedores, enquanto o primeiro apresenta maiores opções de programas, o segundo tem um estilo de vida menos estressante, se a capital tem mais empregos e faculdades, o interior é superior em relações humanas.

Quando falamos de interior, entendam-se cidades com menos de cem mil habitantes, com um cinema só e, na melhor das possibilidades, um shopping e um boliche. Mas a falta de recursos e de atrativos não faz dos moradores pessoas infelizes ou inconformadas. O interior tem suas atividades únicas, tem seus detalhes insubstituíveis, morar em casa é um luxo nas cidades grandes, no interior é só o que há. Aquela rede na varanda, olhando o horizonte e vendo o sol se despedir é cena típica do interior. Com a correria dos grandes centros urbanos, as pessoas moram em prédios com mais 300 pessoas e mal sabem o nome dos vizinhos; interior é bom nesse aspecto também, todo mundo se conhece, de manhã todos dão bom-dia, seja pro vizinho conhecido, pro entregador de jornal ou pra alguém que passa na rua pela primeira vez. A proximidade que as pessoas acabam tendo é maior nas cidades pequenas devido à própria localização geográfica de cada um: atravessou a rua ta na casa do amigo de colégio/faculdade/trabalho. Fora que ainda existe nessas cidades uma relação humana entre as pessoas que as cidades grandes já substituíram por relações virtuais há tempos.
Além disso, é gostoso vivem em cidades tranqüilas e pacatas, criminalidade quase inexistente, ladrão de interior é ladrão de galinha, interior onde as crianças são fanáticas por computadores e internet SIM, mas elas têm ainda o costume de jogar bola na rua, soltar pipa e andar de bicicleta.


Capital, centro econômico e político de um Estado, onde se localiza a cede do governo, onde são tomadas as decisões mais importantes. Nesse contexto, os habitantes das capitais são geralmente pessoas mais antenadas com o mundo, lêem mais jornais e revistas têm mais acesso a informações. As cidades grandes oferecem mais oportunidades para sua população, faculdades inúmeras, opções de empregos bem maiores, teatros, cinemas, desfiles, shoppings, passeios de helicópteros, museus, lojas, restaurantes, bares e até mesmo jogos de futebol. No aspecto pessoas, a falta de relação humana que há nas cidades trazida pelo medo, faz com que as pessoas percam oportunidade de conhecerem pessoas variadas e com cabeças ótimas.
Na capital, as crianças são submetidas a um mundo tecnológico fascinante, são muito cobradas pelos professores e se mostram muito mais inteligentes do que nós éramos quando tínhamos suas idades, eles podem ter perdido a infância no quesito brincar de pique e soltar pipa, mas é possível que saibam lidar com o Internet Explorer melhor que nós.
É coisa de capital acordar no domingo, ir pra praia, almoçar num MC Donalds da vida e a noite comer num restaurante japonês. É um estilo de vida diferenciado, gostoso, com possibilidades e opções sempre presentes, onde o habitante da capital é sempre levado à escolha, diferentemente do interior, onde a possibilidade está no ir ou no não ir.



Nesse “combate” Capital x Interior, não há vencedor, pois as diferenças vão muito além das que eu citei e cada localidade acaba levando vantagem em um ponto. Em suma, capital tem mais agitos, mais boites, opções culturais, oportunidades de emprego e é antenada com o mundo. Interior tem um estilo de vinda mais tranqüilo, sem estresse, onde as pessoas convivem melhor uma com as outras e onde você deixa de ser o habitante do apartamento 406 e ganha um nome.
A vantagem de ter dois lugares com estilos de vida tão diferentes é a possibilidade de viver em um ou em outro dependendo do que preferirmos. O único vencedor é a população em si, que pode optar viver em um grande centro urbano ou em uma cidade pequena e pacata de acordo com o que melhor lhes agrada.
Marcelo Cosentino morou 4 anos no interior e o resto da vida em capitais.

Foto: "Praça Barão de Campo Belo- Vassouras RJ" por Marcelo Cosentino


7 Comments:

  • Uma das vantagens do interior que vc mais citou foi a relaçao humana. Realmente, aqui no interior todo mundo se conhece, fala com todo mundo e principalmente sabe da vida de todo mundo, ou seja, fofoca tambem eh caracteristica forte! e isso irrita!
    Todo mundo deveria ter a oportunidade de morar numa cidade do interior um tempo, mas tambem todo mundo que mora no interior deveria ter a oportunidade de sair e ir pra uma cidade grande, pq lah as oportunidades sao maiores, mt mais opçoes e a pessoa cresce muito mais do que vivendo pra sempre em uma cidadezinha!
    Mas cidade do interior maaaaaarca! Todo mundo que jah morou tem saudadee!!! eh mt bom tbm...

    =*

    By Anonymous Anônimo, at 14:40  

  • Realmente há suas diferenças...vidas completamente diferentes!! oportunidades distintas!! com certeza cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens!!

    eu sempre morei em cidade de interior!! Tenho muita vontade de morar em cidade grande!! e ao mesmo tempo dá um "medo"!! morando meus 17 anos em interior..onde todos se conhecem..todos se falam.. é realmente estranho pensar como será minha vida fora daqui!!

    mas um dia vou saber!! =]
    e espero com certeza que mude pra melhor! =]

    bjoss

    By Anonymous Anônimo, at 18:20  

  • Creio que tudo tem seu tempo!
    Na minha opinião, todas as crianças deveriam crescer no interior! São lugares onde as pessoas acolhem mais umas as outras, onde elas podem sair, brincar o dia todo, ir na casa dos amigos o dia inteiro, elas não têm preocupação com nada, só em estudar e se divertir. Quando elas crescem na capital, sua visão de mundo pode até ser maior, mas não terão vivido tanto. Serão mais presas devido à violência em cidades grandes. Puts, uma criança que não brinca, mas sabe mexer com IE melhor do que nós?
    eu prefiro que meu futuro filho não saiba tanto de computador na infância, mas que ele tenha muitas cicatrizes e marcas de todas as vezes que ele caiu nas ruas quando estava jogando bola ou subindo em alguma árvore no quintal de casa pra comer as frutas! hehe

    O mais fascinante, eu diria, é que as pessoas do interior parece que apesar de reclamarem bastante da falta de opção que existe, elas também são mto felizes. E não precisam de muito dinheiro ou de mta balada pra que isso aconteça! =]

    eu gosto dos dois, cresci no interior e hj moro em "cidade grande", se é que posso chamar Natal assim, afinal aqui tbm tem mta falta de opção, além das pessoas terem uma mentalidade provinciana. [não generalizando, ÓBVIO!]

    não moraria de novo no interior até ficar bem velhinha e querer mais tranquilidade, mas que dá uma saudade enoooorme de ficar na rede vendo o por-do-sol ou olhando as estrelas, e jogando conversa fora com cias agradáveis... ahhh.. isso dá!

    =]

    By Anonymous Anônimo, at 18:35  

  • aliás, existe céu mais bonito do que o de um interior?

    By Anonymous Anônimo, at 18:38  

  • Me amarro nos dois, nasci na cidade grande, vivi até os 7 anos, depois passei 7 no interior, voltei para o Rio com 14 anos, idade ideial pra aproveitar as vantagens q ñ existem no interior, já q mais nova tenho certeza q meus pais me vetariam. Adoro vez ou outra sair desse agito do Rio, mas acho ñ faria uma mudança permanente pro interior...

    =**

    By Anonymous Anônimo, at 21:12  

  • eu sou suspeito pra falar da díade capitalxinterior por que eu sou totalmente urbano e nao suporto cidade pequena, interiorzao, fazenda, chacara , enfim, tudo que seja meio bucolico...claro com algumas raras exceçoes.

    By Blogger Azrael, at 11:39  

  • Faz dois anos que tô morando em Porto Alegre. Vim pra cá para trabalhar em uma grande multinacional.

    Trabalhei nesta empresa por 1 ano e decidi sair para trabalhar de casa (na área de software).

    Minha vida aqui se resume a trabalhar, ir para shopping, comer fora e trabalhar.

    Muitos de meus amigos estão morando aqui, mas acabo encontrando eles uma vez na vida por falta de tempo (de ambas as partes).

    O custo de vida aqui eu acho altíssimo. Acho difícil conseguir uma vida razoável aqui por menos de R$2500,00 de despesas por mês.

    Aqui o tempo voa.

    --

    Discordo do autor em relação ao povo do interior ser mais desinformado. Acho que com o avanço da internet só não se informa quem não quer.

    --

    Para resumir meu papo desconexo :-). Estou pensando seriamente em morar no interior. Já não vejo nenhuma vantagem em morar aqui.

    Acredito que com o avanço da internet, muitos empregos não irão depender mais de localização. Vejo grandes oportunidades para o pessoal ter um ótimo trabalho, morando em um lugar de boa qualidade de vida.

    Pois por favor, vida de capital a qualidade é péssima ...

    By Blogger Unknown, at 12:04  

Postar um comentário

<< Home