* O Mundo Olhado *

25 outubro 2006

O Inventor do Rádio... um Brasileiro!

Pouca gente sabe, mas o inventor do rádio foi um brasileiro. Realizador da primeira radiotransmissão da qual se tem notícia no mundo, o gaúcho Roberto Landell de Moura nasceu na cidade de Porto Alegre, aos 21 de Janeiro de 1861. Vinte e cinco anos mais tarde, viria a se tornar padre e mesclar o clérigo com experiências nas áreas da física e química. Em 1886, elevado ao status de sacerdote na Europa, Padre Landell regressou ao Brasil, em específico ao Rio de Janeiro, para iniciar seu trabalho religioso. Por volta de 1892, transferido para Campinas, Landell de Moura dedicou-se ao ministério sacerdotal e aos estudos científicos promovendo na cidade as primeiras experiências de radiodifusão do mundo.

Padre Landell foi revolucionário por levar sua voz a grandes distâncias sem a utilização de fios. No ano de 1893, muito antes da primeira experiência realizada por Guglielmo Marconi, o inventor “oficial” do rádio; Landell de Moura realizava em São Paulo, do alto da Avenida Paulista para o alto da Sant’Ana, as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio, isso com aparelhos de sua própria invenção e numa distância aproximada de oito quilômetros. Revolucionário e inovador para época.

Assim como Santos Dumont, Padre Landell de Moura foi um revolucionário brasileiro, um visionário, estudioso e inventor que não teve e nem tem sua devida importância reconhecida no exterior, o Padre se difere de Dumont negativamente, pois nem no próprio Brasil as pessoas têm conhecimento de que ele inventara o rádio.
Essa história poderia ter sido diferente, pois em 1905, Landell de Moura pretendia doar patentes conseguidas por ele três anos antes em Nova Iorque, ao governo brasileiro. As patentes foram conseguidas por Landell nos Estados Unidos após apresentação e explicação de inventos revolucionários na área de radiodifusão e telegrafia sem fio. Ele solicitou ao Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, dois navios da esquadra brasileira para demonstração pública de seus inventos, o evento aconteceria na Baía de Guanabara e faria o Brasil iniciar a história das transmissões por rádio no Mundo. Faria, se o presidente e seus assessores não tivessem negado seu pedido não compreendendo a importância do evento.

Padre Roberto Landell de Moura por seu pioneirismo nas telecomunicações é considerado o “Patrono dos Radioamadores Brasileiros”. O Padre era dessas pessoas que, além do seu lado místico, integrava em sua personalidade o gênio teórico e o lado prático para a construção de seus aparelhos. Um revolucionário, visionário, inventor, o verdadeiro criador do rádio, Padre Landell de Moura, um brasileiro.

6 Comments:

  • um brasileiro!!!!!

    muito interessante mesmo esse texto!!
    nunca imaginei!!! é uma pena que o país não dê a importância merecida né?!

    Marcelo, mesmo um pouquinho distante, ainda continuo aprendendo com você!!!

    beijos menino.

    By Anonymous Anônimo, at 19:26  

  • Poucas pessoas valorizam as descobertas brasileiras!
    muito legal!
    sempre divulgando!

    =**

    By Anonymous Anônimo, at 17:36  

  • ahhh mto bom...mas eu jah sabiaa...rs...vou fazer meu trabalho ''mini-monografia'' sobre radio...
    mto bom o texto do xexéu!! ahahaha
    bjaaaum

    By Anonymous Anônimo, at 09:50  

  • Saudações meu colega!

    como estás?
    vejo que seu blog continua ótimo, como sempre!

    beijoo

    By Blogger Natália, at 23:08  

  • bem que falam " nesse mundo nada se cria tudo se copia"

    By Anonymous Anônimo, at 14:03  

  • bem que falam " nesse mundo nada se cria tudo se copia"

    By Anonymous Anônimo, at 14:03  

Postar um comentário

<< Home