* O Mundo Olhado *

17 novembro 2006

Cabral e César unidos. Agora sim!



Chega de palhaçada na política carioca, há mais de 20 anos governador e prefeito do Rio não firmavam pactos em favor da cidade. Mas a partir desse ano essa onde de atritos entre os poderes está cessada, o panorama promete mudar. O governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito César Maia (PFL), se encontraram ontem no Palácio da Cidade, em Botafogo, onde firmaram acordos e resolveram antigas problemáticas que envolviam prefeitura e governo estadual. A Linha Vermelha, única via do Rio que era controlada pelo Estado, será municipalizada e contará com monitoramento do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Outro acerto foi o da Guarda Municipal, que assumirá a fiscalização do trânsito no lugar dos PMs, mais um ganho para o ordenamento urbano da cidade.
Desde o fim do Estado da Guanabara que Estado e prefeitura brigam pela posse de monumentos, vias, pelo saneamento, por ícones cariocas como o Maracanã e o Teatro Municipal.
Em 2001 obras de saneamento da Zona Oeste foram adiadas por desentendimentos entre o prefeito César Maia e o governador Anthony Garotinho, a briga entre os poderes chegou a prejudicar o prazo de conclusão de projetos para o Pan, pois o terreno da construção do Estádio João Havelange (Engenhão) pertence ao governo do estado e a obra à prefeitura. Esse foi um dos impasses já resolvidos na conversa de ontem (16/11) entre o novo governador e o atual prefeito. A disputa histórica entre os poderes chegou a envolver problemáticas como os camelôs, a população de rua e as multas de trânsito; todas já encaminhadas para ter um desfecho que beneficie o Estado e a prefeitura.
Apesar de serem de partidos diferentes e terem sido rivais nas últimas eleições, com César Maia apoiando a candidata concorrente de Sérgio Cabral, a juíza Denise Frossard, ambos prometem acabar com essa divergência que tanto prejudicam a cidade do Rio de Janeiro e sua população. Alegam sempre terem tido uma boa relação e querem zelar pela Cidade Maravilhosa superando adversidades juntos. O governador eleito Sérgio Cabral já demonstrou seu desejo de união em prol do Estado e da cidade quando também se aliou ao presidente Lula (PT) visando maior participação na distribuição de verbas para os Estados (o estado do Rio de Janeiro é o segundo maior contribuinte e o décimo oitavo Estado a receber recursos). Agora é torcer pra que a união entre governo federal, estadual e municipal dê certo e traga benefícios para a cidade.

Quem ganha é o Rio!!

8 Comments:

  • *plac plac plac*

    Eu quero ver isso acontecer na pratica antes d falar sobre..
    teóricamente é lindo, é oq a cidade do Rio mais precisava e nós moradores (eu quase, já q sou com orgulho nikity-girl, mas estudo e passo a maior parte dos meus dias no Rio ¬¬') agradecemos a iniciativa.. maaaaaas... veremos!

    ;]


    ps: q eles comecem pela linha vermelha, já q eu passo nela todos os dias msm!! huAUISHAiushaIUHSauihsiuAHSIUAHSIUAhsiuhuihasiuhaiU

    By Anonymous Anônimo, at 19:06  

  • Mas isso não precisa nem ser esperado pra ver, os acertos entre ambos os governantes JÁ ESTÁ FIRMADO e só está aguardando o processo burocrático.

    By Blogger Marcelo Cosentino, at 19:27  

  • será?
    vindo desse dois aí..
    nao sei o que é pior..
    juntos ou separados..

    By Anonymous Anônimo, at 19:40  

  • eu eu
    eheh carol pirmez
    :)

    By Anonymous Anônimo, at 19:40  

  • Alguns temas eu até concordo com a união, mas esse papo de tirar a PM do trânsito vai ser a maior furada, esses guardas municipais vão multar tudo sem nem tentar orientar os condutores, e além de ser inconstitucional, a PM faz parte do sistema nacional de trânsito e sem a PM nos principais centros a guarda vai poder baixar o cacete nos camelôs sem a intervenção da PM, isso eu acho burrice.

    By Anonymous Anônimo, at 02:26  

  • Finalmente uma boa noticia! rs


    Quando eu morei no RJ, morei em Botafogo. Em um condominio chamado "Morada do Sol" em frente ao Shopping Rio Sul.
    Conhece?

    Mas que nada a ver...rs

    Postei, dessa vez, menos trágico!
    rs


    Beijoo=]

    By Blogger Natália, at 21:51  

  • To pondo fé no Cabral! Tomara que dê certo, mesmo ele tendo esse ranço de garotinho =)

    Flw.

    By Blogger Felipe Drummond, at 01:50  

  • nossa que historinha complicada =)
    enredo digno de um livro ahah ;)

    By Blogger Azrael, at 11:24  

Postar um comentário

<< Home