Uma tradição chamada O Pequeno Príncipe
Há 7 anos atrás, meu avô me dava um livro; na dedicatória se lia: “...uma leitura que vai dos 8 (oito) até os 80 (oitenta)...” e ainda “...a leitura é um dom de ou para poucos.” Sábias palavras. O nome desse livro era “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura mundial. De lá pra cá, criei o hábito de lê-lo ao menos uma vez por ano. Em 2007 já cumpri a minha tradição e, mais uma vez, fiquei surpreso com a versatilidade do Pequeno Príncipe, com as múltiplas interpretações possíveis, com o aprendizado para todas as idades que o livro transmite, mais uma vez, me impressionei ao ler esta obra de Saint Exupéry.
Mas desta vez, uma parte em especial me chamou bastante atenção. A parte em que a raposa ensina ao principezinho que na vida nós temos bastante de tudo, podemos observar inúmeras coisas/pessoas iguais, mas as que nós devemos dar real atenção são as que nos cativam. Ao ler esse trecho do livro, eu sentia como se Saint Exupéry estivesse em conexão direta comigo, isso apesar de o mesmo ter falecido a quase seis décadas. O sábio ensinamento da raposa, tão bobo, era exatamente o que eu queria e precisava escutar. À raposa, Saint Exupéry e ao Pequeno, porém gigantesco Príncipe, o meu muito obrigado pelo “conselho” e pela maravilhosa lembrança do trecho lido, e a certeza de que nos veremos mais por esse e pelos próximos anos.
Frisando a sábia frase do meu avô: “...a leitura é um dom de ou para poucos.” Vamos torna-la um hábito universal. Você, caro leitor, há quanto tempo não lê um livro? O que está lendo agora? O quer vai ler amanhã? Quantos você leu por vontade própria?
Leiam, sempre.
Abraços
Abraços
3 Comments:
Eu adoro o Pequeno Príncipe!
Em casa todo mundo já leu. Eu, meu pai, meus irmãos...
É o livro infantil mais adulto que eu já vi. rs
Já leu Alice no País das Maravilhas? Tão bom quanto, mas tem que pirar junto enquanto lê se não vc não entende nada.
Depois que vc falou eu fui ver. Minha lista tá meio a meio. rs
Mas, apesar do q parece, eu ouço muita coisa "verde e amarela". rs
Bjs
By
Mila, at 14:51
"tu és eternamente responsável por aquilo que cativas"
Esse livro é lindo e fico revoltada por estar tão "manjado". É um livro que todos deveriam ler na vida.
Mensagem simples, mas importante!
Taí uma coisa que eu AMO e não faço [por prazer] há mto tempo graças a essa praga que é chamada de internet: ler.
Esse ano mtas coisas serão diferentes, inclusive isso! [eu espero e vou fazer por onde]
By
Anônimo, at 16:26
Me sentindo um E.T.
Nunca Li...Acredita???
By
Natália, at 12:02
Postar um comentário
<< Home