Saudades...

Saudade é o sentimento mais desolador, mais doloroso e mais deprimente que se pode ter. Mesmo porque a saudade pode-se dar a partir de tudo, absolutamente tudo: saudade daquela amiga de longe, saudade da infância, saudade do amor antigo, saudade da namorada, saudade dos parentes que moram longe, saudade dos que já foram, saudade dos que sumiram, saudade daquele programa de televisão que não existe mais, saudade do Mirabel e biscoitos Fofy, saudade de como era o Rio antigamente, saudade da adolescência, saudade da cidade que você morou, saudade daquele humorista engraçado, saudade daquelas fotos sensacionais, saudade do bobó de camarão que te trouxe aquele mal-estar no verão em salvador, saudade da sobremesa inesquecível, saudade de jogar bola de gude, saudade do lugar que você ama, saudade de assistir aquele filme especial ao lado de alguém especial, saudade de ser enterrado por amigos na areia da praia, saudade de comer graviola, saudades da Bahia, saudade do celular tocando altas horas da madrugada, saudade do colégio, saudade dos esporros dos pais, saudade das viagens malucas, saudade da casa de praia cheirando a fechada, saudade de voar de asa delta, saudade do braço/perna quebrado, saudade da comida da avó, saudade daquele seu amigo engraçado, saudade da carona pro curso, saudade de matar aula no colégio pra ir jogar bola, saudade do documentário que você viu e não lembra o nome, saudade da bicicleta da infância, dos amigos de infância (essa é uma das piores), saudade da prova avassaladora de física, saudade do extinto ICQ e do mIRC, saudade do seu time insuperável naquele ano, saudade da piscina de bolas do aniversário de 4 anos, saudade da praia, saudade do risoto de frango daquela empregada que sumiu, saudade do verão, saudade de brincar, saudade de outros tempos, saudade do cãozinho que morreu, saudade de dormir na rede, saudade de ser criança, saudade da tia gorda e chata que nunca mais te perturbou, saudade dos primos, saudade da música que marcou aquele verão especial, naquele ano especial...
Saudade.
De acordo com o Houaiss, saudade:
1 - sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável (freq. us. tb. no pl.)
Saudade é um dos poucos sentimentos que todo mundo tem todo o tempo e sempre terá pro resto da vida. É impossível que um sapiens não sinta saudade de nada, ninguém, coisa alguma, ela pode ser uma saudade controlada, que apenas traga recordações, boas ou más e que não altere o estado de espírito de quem a sente, mas também pode ser avassaladora, destrutível e muito dolorosa.
Em algumas situações é gostoso sentir saudade, por exemplo, quando o namorado ou amigo fica ausente por um tempo, o reencontro torna-se especial por conta da saudade. Mas o lado destrutível desse sentimento é o que se destaca e o que quase sempre está presente. A saudade de uma forma geral é uma maneira ruim de desejar ou lembrar algo que não está mais ao nosso alcance, tornando-se assim um sentimento maligno.
Saudade boa ou ruim, nova ou velha, possível ou impossível. O que importa é que todo mundo tem esse sentimento guardado no peito.
E você? Nesse momento sente saudade de que/de quem/de quando/de onde/do que?
(*)foto: Vassouras-RJ (por:Fernanda Rocha)
3 Comments:
Até que ponto a saudade é saudável??
Beijoo=]
Obs.: Mtaa saudade dos biscoitinho Fofy...!
By
Natália, at 16:26
Eu acho bom sentir saudade... lembrar das coisas q vc jah viveu, de pessoas que passaram na sua vida! se vc sente isso e eh sinal de q foi positivo e te marcou de algum jeito! msmo dando uma dorzinha as vezes, eh bom pra vc lembrar q um dia aquilo jah aconteceu cum vc e vai ficar com vc pra sempre, nao tem como mudar!
huuum, soh de ler o texto jah me deu saudade de tanta coisa...!
Beijo Marcelo =***
bela foto =D
By
Anônimo, at 17:53
saudade das ladeiras, das freiras , das mangueiras das festas juninas do sacrecour, do cara q sumiu pra ir morar em vassouras do nada, daquela viagem pra búzios mas o que é bonito da saudade é que se a sentimos é porque uma parte daquilo nos falta existe dentro da gente e é algo taum bom que queremos mais ..filosofia pura pow to malz ateh por isso meu gato vai morar no Chile e pra naum morre d saudad a genteterminou :(
naum tem jeito por mais q se evite a saudade acaba acontecendo..
bjokas da KeKa
By
cake, at 14:32
Postar um comentário
<< Home