* O Mundo Olhado *

29 agosto 2006

Zuzu Angel


"Seu amor de mãe foi além de todos os limites"


Este filme, que ainda se encontra nos cinemas, pode ser considerado um dos melhores filmes nacionais do gênero dos últimos anos. Conta com a direção de Sérgio Rezende e com atores já medalhões como Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Ângela Vieira, entre outros.
A dramaticidade do filme é algo contagiante e belo, a história a maioria já conhece por ter sido muito difundida na grande mídia na década de 70 ou por ter ouvido falar pelo menos, o que cria uma dificuldade a mais para o filme, tratar de um acontecimento passado cuja história é sabida do grande público do começo ao final e ainda tendo que ser fiel aos acontecimentos. Mas nesse aspecto ele dá show, a abordagem que o filme tem é algo sensacional. Comovente, revoltante e com um algo a mais especial que fixa a atenção do telespectador, este é um filme que merece ser assistido.

Sinopse: Zuzu Angel, uma estilista de sucesso que projetou a moda brasileira no mundo. Zuzu Angel, uma mãe quer travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho Stuart. Os anos 70 viram o mundo de pernas para o ar. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel (Patrícia Pillar) como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então virgente no país. Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político. Inicia-se então o périplo de Zuzu, denunciando as torturas e morte de seu filho. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda.
A participação do nome Chico Buarque no filme é um caso a parte. Amigo de Zuzu Angel, ele faz parte do filme mesmo sem aparecer. Faz também as considerações finais e ainda a trilha sonora é assinada por ele. Em uma das últimas cenas a música que se ouve é "Apesar de Você", grande sucesso de Chico criado em 1970 que pode ser entendido como uma música contra a ditadura, no caso o "você" seria a ditadura. Confira:
Chico Buarque - Apesar De Você

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal

4 Comments:

  • você sabe que eu não costumo muito assistir filmes nacionais, mas esse filme realmente me interessou!
    Já tem bastante tempo que to afim de ver, mas sem grana.. é foda! =/
    sem dúvidas deve ser mt bom! eu gosto de estudar/ler/ver coisas sobre a ditadura! hj vou inclusive apresentar um trabalho sobre a revista Realidade, uma revista que surgiu em 1966 e que abordava uns temas super polêmicos e chocantes pra época! adorei!

    voltando ao filme, eu ia ver um dia com meu irmão, mas ele na hora ele disse que não queria ver filme nacional e fomos assistir Click no lugar! ;~~ tá, o filme é legalzinho! mas eu queria taaanto assistir Zuzu Angel!

    e sobre Chico Buarque... puts, preciso comentar?? de verdade? esse cara dispensa comentários! me inspira até a fazer meu TCC sobre ele! =D

    =*

    By Anonymous Anônimo, at 14:07  

  • Não sou mto fã de filmes nacionais, mas depois de ver uma reportagem sobre ele no Fantástico resolvi arriscar.A história é bem interessante, nota-se, já q ultimamente eu tenho tido o costume de dormir durante os filmes e nesse eu ñ dormii!
    Né ñ Marcelo?
    =P

    =**

    By Anonymous Anônimo, at 14:10  

  • eii!!

    ainda n assisti esse filme!! doida pra ver!! dizem ser otimo né!!

    to gostando d ver!! vc ta mais culto do q já era..po é bom né assim aprendo mais ctg!!
    bjosss

    By Anonymous Anônimo, at 23:45  

  • Acho que os filmes nacionais ciram no senso comum...sempre falando de temas que marcaram a história do BRasil, sobre alguém famoso ou mesmo sobre a violencia, miséria de desigualdade social. Acho que esta na hora de fazer filmes que falem sobre histórias mesmo e não se aproveitar de algum assunto pra se promover.

    By Blogger Alvarélio Kurossu, at 06:29  

Postar um comentário

<< Home